Startups imobiliárias e o que esperar delas Startups imobiliárias e o que esperar delas

Conheça mais sobre as startups imobiliárias e o que esperar delas

9 minutos para ler

Se você busca inovação para seu negócio é importante que você conheça mais sobre as startups imobiliárias e o que esperar delas. O setor de imóveis tem fortes características que já atravessam o período de décadas — há pelo menos 50 anos, as práticas eram as mesmas. No entanto, o panorama do mercado se alterou bastante com a atuação das startups imobiliárias. Aos poucos elas foram se estabelecendo tornando possível abreviar o tempo de compra de um imóvel usando as soluções oferecidas.

Neste artigo, você saberá um pouco mais a respeito do modelo de negócios e da forma de atuação dessas empresas. E, também quais são as principais formas que elas proveem auxílio ao setor, ajudando todos os agentes participantes desse mercado. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema.

O que são as startups imobiliárias?

Considerando a definição literal do termo, podemos dizer que uma startup que atua no ramo imobiliário tem o foco em oferecer soluções inovadoras para resolver problemas antigos. Além disso, essas empresas adotam um modelo de negócios que permite ter lucros de forma escalável, de forma a atingir grandes faturamentos.

O ramo imobiliário é um grande vilão para esse tipo de negócio. É um setor que ainda depende muito das soluções convencionais. Portanto, existe um mar de possibilidades para startups dos mais variados nichos possíveis. Entre os principais, destacam-se as plataformas que unem compradores e vendedores, além de oferecerem soluções voltadas para financiamentos e desburocratização de serviços.

Quais são os diferenciais desse tipo de empresa?

Acompanhe as principais características intrínsecas ao mundo das startups.

Tecnologia

Todas as startups voltadas ao mercado imobiliário têm a característica de terem seu core business fortemente baseado em tecnologia. Isso não poderia ser diferente, já que a proposta inicial é a de oferecer serviços mais ágeis que os tradicionais usando meios tecnológicos para isso.

O fato de cada vez mais as pessoas estarem se acostumando ao uso de plataformas digitais ajuda bastante o desenvolvimento dessas empresas. Além disso, existe um fator que “joga” naturalmente a favor das startups: o custo reduzido para realizar uma tarefa.

Inovação

Como não poderia deixar de ser, a proposta de trabalho das startups imobiliárias se apoia fortemente no conceito de inovação. A ideia é proporcionar ao consumidor e aos participantes de mercado soluções que resolvam seus problemas de forma descomplicada, vistas por um novo ângulo.

É importante destacar que diversas soluções surgem exatamente em momentos adversos, como a crise causada pelo Coronavírus. Devido à impossibilidade da livre circulação, a adoção de novos meios aparece como única via possível. É o caso da permanência em ambientes aglomerados, como filas de espera em cartórios, por exemplo.

Cenários desconhecidos

Essa é outra característica das startups que atuam com imóveis e que não é necessariamente uma vantagem. Devido ao fato de que os negócios têm formatos inovadores, o resultado é a atuação em um mercado desconhecido e pouco explorado. Os meios digitais nunca tiveram tanta influência como nos dias atuais.

Dessa forma, podemos dizer que essas empresas já nascem com um grande desafio às suas portas. Pode ser mais um motivo de mérito, mas para isso é preciso primeiro se firmar no mercado. Por isso, as ações de divulgação de serviço são importantes assim haja o lançamento. Ter uma estratégia nesse sentido pode ser o diferencial que determinará o sucesso da empreitada.

Como as startups atuam no setor imobiliário?

A seguir serão apresentadas as principais formas de atuação das startups no mercado imobiliário. Acompanhe.

Crédito

As baixas taxas de juros verificadas ultimamente favorecem empresas que atuam de alguma forma na cadeia de valor do financiamento imobiliário. Nesse quesito, as startups e fintechs surgem como uma ótima opção para quem tem a compra de um imóvel nessa modalidade. Diversos serviços são oferecidos nessa vertente de negócio e quem mais se beneficia certamente é o consumidor.

A atuação das startups em relação ao crédito imobiliário pode acontecer de diversas formas. Existem empresas que fornecem aplicativos para que o cliente faça a comparação de taxas de juros e possa recorrer aquela que melhor se adéqua aos seus objetivos. Outra possibilidade é realizar o financiamento propriamente dito. Com as novas determinações do Banco Central, tornou-se possível que empresas novatas atuem nesse mercado — antes dominado apenas pelos grandes bancos.

Tour virtual

Outra tendência de grande utilidade das startups que atuam junto ao setor imobiliário é o tour virtual. Trata-se da incrível possibilidade de realizar uma visita a um imóvel ou a uma construção sem precisar fazer qualquer deslocamento. Por meio de câmeras especiais é possível realizar um levantamento completo das imagens do local. Posteriormente, é feita uma composição e o ambiente pode ser visto em 360°.

Essa alternativa é extremamente útil porque proporciona um aumento significativo de produtividade. Imagine o trabalho economizado por um corretor que pode apresentar diversos imóveis a clientes interessados usando a ferramenta. As visitas presenciais podem se dar apenas nos ambientes que o cliente escolher após visualizar seu interior. O acompanhamento de obras é outra atividade muito beneficiada por esse tipo de tecnologia.

Dados urbanísticos

Analogamente às soluções explicadas anteriormente a respeito de visitas virtuais, existe também a possibilidade de obter dados sobre uma determinada localidade. É o caso das startups que se dedicam a fornecer informações a respeito de bairros, por exemplo. Dessa forma, é possível entender melhor sobre uma determinada vizinhança antes mesmo de se mudar para o local.

No momento, as fintechs que atuam nesse setor fornecem dados apenas sobre locais dos grandes centros urbanos. Porém, a tendência é que essas informações sejam cada vez mais requisitadas, pois os dados urbanos são muito relevantes para o mercado imobiliário. Também é necessário algum tempo para maturação do modelo de negócios, pois a quantidade de informações a serem armazenadas requer um relevante investimento em infraestrutura.

Transações

A ideia por trás desse serviço vem do termo em inglês iBuyers, ou instant buyer. Em tradução livre, isso quer dizer comprador instantâneo. Trata-se de uma oferta que visa atender vendedores de imóveis que têm pouca atratividade. Por isso, as visitas são escassas e praticamente não existem ofertas, fazendo com que o vendedor não atinja o objetivo esperado.

O serviço de iBuyer traz a premissa de que um comprador adquira um imóvel aparentemente sem atrativos e o reforme, aumentando seu valor de revenda. Com isso, o interessado na transação pode lucrar bastante, a depender do trabalho de repaginação realizado. Esse é um modelo de negócios muito praticado fora do Brasil, mas que já apresenta algumas startups atuando em território nacional. Com o tempo, isso pode se mostrar uma grande tendência.

Burocracia

O foco de startups que atuam em relação à burocracia é justamente reduzi-la ao máximo. Antigamente, prestar esse serviço não seria possível, pois a presença em algum ente cartorário era obrigatória. No entanto, o cenário mudou no final do ano de 2019 quando o CNJ — Conselho Nacional de Justiça — alterou a legislação e passou a permitir o registro de imóveis no formato eletrônico.

A partir daí, um mar de oportunidades se abriu. Sem pensar duas vezes, várias startups abriram operações no setor e hoje, estados como São Paulo, Tocantins, Paraná e Santa Catarina já contam com a oferta do serviço. Assim, os documentos pertinentes a uma transação imobiliária podem ser analisados rapidamente, eliminando a necessidade das idas desnecessárias e esperas em cartórios.

Marketplace

Um marketplace é conhecido por ser um ambiente de negócios. Dessa forma, as startups que atuam nesse segmento reúnem compradores e vendedores dentro de uma mesma plataforma. Isso também configura grande produtividade, porque, ao usar um desses serviços não é necessário fazer grandes buscas, pois os agentes de uma negociação já estão presentes.

Adicionalmente, algumas dessas fintechs agregam outras funcionalidades como as já descritas neste artigo. Em alguns marketplaces, é possível realizar o financiamento de imóveis pelo qual se tem interesse. Também pode-se fazer uma visita pelo meio virtual em vez de ir ao local físico. Por fim, a parte burocrática dos cartórios também pode ser atenuada por meio de aplicações oferecidas pela própria plataforma.

Serviços correlatos

O mundo das startups voltadas ao mercado imobiliário não se restringe apenas às transações de compra e venda ou ao aluguel de propriedades. Existem também algumas fintechs que atuam junto a serviços correlatos ao setor. Há várias oportunidades de negócio, pois o mercado tem demanda bastante aquecida. Um exemplo disso são os serviços de decoração e de manutenção.

As plataformas online disponíveis no mercado atualmente permitem conectar inquilinos e proprietários de imóveis com prestadores de serviços do ramo. Assim, pode-se contratar um serviço de montagem de móveis, por exemplo, de forma simplificada. Existe até mesmo a possibilidade de fazer uma comparação de preços para, assim, escolher entre aqueles que melhor atendem ao perfil do interessado.

As startups imobiliárias são uma grande fonte de agilidade para o mercado de imóveis. Existem várias aplicações que facilitam o dia a dia de compradores, vendedores e de intermediários que trabalham no setor.

Além disso, algumas delas trazem a vantagem de desburocratização do setor. E, já provam seu valor, pois, o mundo digital está presente na rotina de quase todos e não faz nenhum sentido que apenas o setor imobiliário fique de fora dessa revolução.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e leia também o artigo sobre a velocidade e agilidade do mercado imobiliário 4.0!

Posts relacionados