construção civil banib conecta capa blog construção civil banib conecta capa blog

Entenda como o tour virtual para construção civil ajuda no empreendimento

8 minutos para ler

O uso da tecnologia nos setores imobiliários e de construção civil está crescendo cada vez mais. Não poderia ser diferente, já que sabendo usar a tecnologia ao seu favor, pode ser uma ótima forma de otimizar tempo e economizar dinheiro. O tour virtual para construção civil traz diversas vantagens para o empreendimento.

Para saber mais sobre como as tecnologias impactam de forma positiva esse mercado, leia este artigo até o final e fique por dentro das novidades!

Cenário da construção civil na pandemia

Dados divulgados em maio de 2020 pelo Produto Interno Bruto (PIB), mostram que houve uma queda de 2,4% no ramo de construção civil em relação ao último trimestre de 2019. Essa queda se deu em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com essa queda, a procura por imóveis continuou alta. Isso porque com as medidas restritivas, as pessoas começaram a buscar por casas mais espaçosas. Por conta desta situação, as construtoras passaram a investir mais nas tecnologias a fim de otimizar o processo e garantir que a qualidade não caia.

Gestores que precisam acompanhar o que acontece no canteiro de obra de forma meticulosa e periodicamente passaram a fazer uso do tour virtual 360 para fazer o acompanhamento da construção civil, sem precisar se expor ou perder tempo se locomovendo até o local da obra.

Com o tour para construção civil, o gestor consegue ter noção do que foi feito ou deixado de lado, assim como fazer comparações entre um tour passado com um mais atual.

Vale lembrar que a gestão de obras é essencial para que a construção seja concluída com sucesso e sem contra tempos. Através desse processo é organizada todas as etapas da obra. Além disso, a gestão reduz custos extras, antecipa e previne possíveis erros.

Ferramentas para construção civil

Quando falamos de ferramentas para construção civil, logo nossos pensamentos vão para os materiais usados para o levantamento do empreendimento, como por exemplo andaime, furadeira, betoneira, entre outros.

Mas, nesse caso iremos falar das ferramentas que surgiram das tecnologias, como ferramentas on-line e plataformas com o intuito de otimizar o tempo da obra.

As construtoras que adotaram novas tecnologias conseguiram passar pelos piores períodos da pandemia de forma mais segura que aquelas que continuaram com os métodos tradicionais.

Apesar do tour virtual não ser algo tão novo assim, ainda não são muitas as construtoras que usam essa ferramenta como forma de auxiliar seus projetos. Na Banib, oferecemos planos personalizados para cada tipo de cliente, atendendo todas suas necessidades.

Com o tour virtual para construção civil feito pela plataforma da Banib, o cliente tem direito a diversas ferramentas de otimização. Visto que nossa plataforma visa sempre reduzir custos para nossos clientes e garantir maior eficiência, de forma simples e rápida, com o melhor custo benefício!

As ferramentas disponibilizadas na plataforma são: geração automática de relatórios de vistoria de obras, clonagem de tours para comparação das etapas da obra, medições digitais e a possibilidade de comunicação entre todos os envolvidos no projeto dentro do próprio tour.

Com a solução Banib Conecta também é possível colocar textos, imagens estáticas que mostram detalhes do ambiente e vídeos dentro do tour.

Ao contratar os serviços da Banib, o cliente conta ainda com treinamentos que ensinam a usar corretamente os equipamentos necessários para o tour. Além de ensinar sobre os equipamentos, ensina também a usar a plataforma.

BIM na construção civil

Building Information Modeling, que em português significa Modelagem de Informação da Construção, é uma ferramenta que permite que todos os envolvidos no projeto tenham acesso a todas informações, atualizações e etapas da construção do empreendimento.

O BIM, como é mais conhecido, é uma plataforma de banco de dados dos projetos de engenharia que precisam conversar entre si, desse modo, essa comunicação se torna mais simples.

A plataforma permite a criação de modelos 3D dos projetos, garantindo assim melhor visibilidade do que foi e está sendo feito. Além dos modelos em 3D, a plataforma permite usar várias ferramentas para a atualização ou remoção de informações. Essas ferramentas são o Revit, Navisworks, Archicad, Altoqi e TQS.

Uma das vantagens dessa plataforma é o fato da obra ficar completamente conectada. Desse modo, todos os envolvidos têm acesso à toda alteração feita no projeto.

Essa ferramenta permite também incluir no projeto os materiais usados, custos com a obra, fornecedores e fabricantes. Assim, não é mais necessário ter diversas planilhas.

A plataforma BIM já chegou na Banib! No momento, ela está disponível apenas para clientes já cadastrados. No entanto, a equipe de desenvolvimento já está trabalhando em atualizações, com o intuito de deixar a ferramenta mais completa para o mercado e para liberação para todos os clientes.

construção civil banib conecta realidade aumentada

Vistoria de obras

A vistoria de obra é uma ação de extrema importância no ramo da construção civil, independente do tipo e tamanho do empreendimento ela deve ser feita frequentemente. Isso porque essa ação serve como um diagnóstico do empreendimento.

A vistoria só pode ser realizada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Isso porque, como falado anteriormente, esse processo ajuda nas tomadas de decisões, além de verificar o que já foi feito na obra, evitando assim que ocorram problemas e atrasos.

Desse modo, a conclusão e entrega da obra não são comprometidas. Além disso, a vistoria garante maior segurança, para o jurídico e clientes em potencial, já que garante que a execução foi realizada dentro das normas.

É recomendado fazer um planejamento de vistoria, ou seja, deixar estabelecido o período que cada vistoria acontecerá, além de fazer um checklist dos itens a serem avaliados. Assim, o responsável terá mais controle do que foi feito.

Relatório fotográfico de obra

Podemos dizer que o relatório fotográfico de obra serve como uma contra prova da vistoria, já que nele contém todas as informações da vistoria, porém de forma visual.

O relatório fotográfico é muito importante, pois protege juridicamente todas as partes envolvidas no negócio, além de documentar todos os detalhes encontrados na vistoria.

As fotografias precisam ser em alta resolução e seguir um padrão de organização. Sendo recomendado a criação de álbuns datados para cada relatório.

Além de boa resolução, o relatório deve conter anotações detalhadas, especificações de metragem, material utilizado, evolução da obra, entre outras informações necessárias.

Utilizar o tour virtual para o relatório fotográfico é uma forma de otimizar o tempo, visto que com uma única foto é possível capturar todo o ambiente.

Passeio virtual museu

Desde abril de 2020 o acompanhamento da obra do Museu do Ipiranga (Museu Paulista da Universidade de São Paulo) é feito através da plataforma da Banib. O convite para participar desse processo veio da parceria com a empresa especializada em restauração de prédios históricos, Concrejato Engenharia.

A parceria com a Concrejato já tinha acontecido, quando a empresa de restauração entrou em contato com a Banib para realizar o acompanhamento da obra do Farol Santander, também em São Paulo.

Nesse projeto a Banib também indicou um fotógrafo profissional para a captura das imagens. Assim, os serviços contratados conosco foram a plataforma e a indicação do profissional de imagens.

Desde então, é feito um acompanhamento mensal do andamento da construção da obra, através do passeio virtual 360. Assim, todos os envolvidos com o empreendimento conseguem ver os avanços, sem precisar se deslocarem até o local. 

Confira abaixo o último tour feito para o acompanhamento da obra.  

Procurando mais conteúdo sobre construção civil?

Quer saber mais sobre o mercado de construção civil e receber dicas? Então leia mais artigos nossos sobre esse assunto e fique por dentro de tudo! Basta clicar nos links abaixo:

Posts relacionados