BIM: a plataforma que chegou para auxiliar a construção civil

7 minutos para ler

Não é de hoje que os profissionais dos mais variados segmentos buscam formas de otimizar o tempo e agilizar o trabalho. Por isso, a tecnologia se vê cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e isso não é diferente no mercado de construção civil. Uma ferramenta que ajuda os profissionais desse ramo é o BIM.

Pensando sempre no melhor para nossos clientes, nós da Banib, agora oferecemos essa integração, que por enquanto está na versão beta e apenas para clientes já cadastrados na nossa plataforma de tour virtual 360.

Mas, se você é do meio de construção civil e tem curiosidade de saber mais sobre o BIM, ou tem interesse em começar a usar essa ferramenta, continue a leitura deste artigo até o final que iremos explicar tudo sobre o que ela oferece e como funcionará na Banib!

BIM: significado

Essa é a sigla para Building Information Modeling, que em português significa Modelagem de Informação da Construção. Essa ferramenta não só ajuda na organização do projeto, como também faz com que todos os envolvidos na construção de um empreendimento consigam ter um controle maior e melhor de todos os passos da obra.

De forma simplificada, o BIM é um conjunto de banco de dados de projetos de engenharia, que precisam conversar entre si. Essa conversa é feita através de arquivos IFC (Industry Foundation Classes), esse tipo de arquivo é próprio para modelos 3D, sendo assim, é possível relacionar e descrever objetos e dados nesses modelos de projetos.

O arquivo IFC codifica, de maneira lógica e padronizada, os seguintes dados:

  • Identidade e semântica: por exemplo o nome e identificador exclusivo legível por máquina, tipo de objeto ou função;
  • Características ou atributos: como material, cor e propriedades térmicas;
  • Relacionamentos: incluindo locais, conexões e propriedade;
  • Objetos: como colunas ou lajes, por exemplo;
  • Conceitos abstratos: desempenho, custeio;
  • Processos: instalação, operações;
  • Pessoas: proprietários, designers, contratados, fornecedores, etc.

Como funciona?

O BIM funciona como uma plataforma onde é possível criar modelos 3D dos projetos de empreendimentos. Mas muito além da criação desses modelos tridimensionais, a plataforma oferece muitas outras ferramentas que otimizam o tempo dos envolvidos.

Nessa plataforma é possível usar várias ferramentas para a atualização ou remoção de informações, como o Revit, Navisworks, Archicad, Altoqi e TQS.

O BIM ajuda a obra ser toda conectada, sendo essa um dos maiores motivos da adesão dessa plataforma nos projetos de construção. Desse modo, se precisar resolver um problema, esse processo é feito rapidamente.

bim banib conecta imagem projeto

BIM 3D, 4D, 5D, 6D, 7D

Como falado anteriormente, o BIM permite representações em 3D dos projetos de empreendimentos. No entanto, essa ferramenta oferece muito mais que isso! Nela é possível agregar diferentes dimensões, dependendo do tipo de empreendimento.

Confira todas as dimensões e o que cada uma dela significa:

  • 3D: esse é o modelo mais usado. É nesse tipo de dimensão que conseguimos ver o projeto em 3D e fazer a extração da lista de materiais;
  • 4D: planejamento do empreendimento. Aqui é adicionado o tempo, possibilitando verificar a evolução da obra de forma virtual;
  • 5D: orçamento. Quando o modelo é organizado, os dados são sincronizados com banco de dados, mantendo assim o orçamento sempre atualizado;
  • 6D: conforto. Nesse modelo são contempladas simulações como térmica, energética e iluminação da edificação;
  • 7D: operação pós obra. Nesta etapa são incluídos parâmetros de manutenção, garantia e operação do empreendimento;
  • 8D: segurança do trabalho. Nessa etapa, são previstos possíveis riscos envolvidos na execução da obra.

As vantagens do BIM na construção civil

O BIM oferece diversos elementos a mais que outras ferramentas para a área da construção civil. Uma dessas vantagens, é a possibilidade de trabalhar com outros parâmetros, além daqueles já disponibilizados em modelos 2D, como espessura, comprimento e altura.

Com essa ferramenta é possível incluir no projeto os materiais usados, custos com a obra, fornecedores e fabricantes. Assim, não é mais necessário ter diversas planilhas, já que a plataforma permite acesso às informações de forma simples e rápida.

Por ser uma plataforma que tem o objetivo de otimizar o tempo e agilizar o trabalho, é possível que todos os envolvidos no projeto façam atualizações nas informações ao mesmo tempo, evitando assim problemas de comunicação.

Com o BIM também é possível saber o impacto ambiental que a obra causará no local que a construção acontecerá, como por exemplo a emissão de poluentes, alteração no ecossistema da região e mais.

Por ser uma plataforma que permite atualizações simultâneas, o trabalho em equipe é fortalecido e a organização também se torna maior.

BIM no gerenciamento de obras

O gerenciamento de obras é um processo de extrema importância, é através dele que temos certeza de que o empreendimento foi construído de forma segura e correta.

No entanto, esse também é um processo que feito manualmente demanda muito tempo, além da possibilidade de algum erro passar despercebido, visto que os dados a serem analisados são extensos.

Portanto, a necessidade de um gerenciamento eficaz é clara. O gerenciamento é feito com o intuito de certificação das etapas necessárias para uma obra segura.

O BIM, plataforma idealizada com objetivo de facilitar esse processo, mudou a forma de gerenciar obras. Com todas as informações armazenadas em um único local, disponível para todos os envolvidos, o gerenciamento agora ocupa menos tempo, sendo ainda mais preciso nos resultados. 

BIM na Banib

Como citado anteriormente neste artigo, a plataforma BIM ainda está em sua versão beta na Banib, e está disponível para clientes já cadastrados. Contudo, os desenvolvedores já estão trabalhando para melhorias e atualizações na plataforma, com o intuito de deixar nossa ferramenta mais completa para o mercado.

Ao integrar o BIM com o tour virtual 360 feito na plataforma Banib Conecta, as construtoras conseguirão fazer comparações mais precisas de cada processo da obra.

É possível fazer o upload do projeto e da obra em si. Assim, os envolvidos na construção têm acesso desde o projeto em 3D até ter fotos do empreendimento finalizado.

Criamos uma versão inicial para a integração do tour virtual com a tecnologia BIM para que nossos clientes possam acompanhar a evolução da obra de maneira remota. 

Essa nova funcionalidade permite que haja a comparação do modelo 3D com a evolução da obra, facilitando assim a visualização dos ambientes por todos que estão envolvidos no projeto, contribuindo com a prevenção de futuros problemas, o que impacta diretamente na economia de tempo e recursos.

As comparações podem ser feitas em uma única tela e de forma sincronizada.

Procurando mais conteúdo sobre construção civil?

Para ter mais acesso à informações que podem facilitar o trabalho da área de construção civil, clique nos links abaixo e leia mais artigos nossos sobre o assunto!

Posts relacionados