construção off site banib conecta capa blog construção off site banib conecta capa blog

Entenda o que é construção off site e seus diferenciais

10 minutos para ler

Entre os métodos de execução de obras existentes, um vem se destacando de modo especial ultimamente: a construção off site. Esse modelo construtivo permite uma otimização do tempo por meio da produção antecipada de partes da obra. Essas partes são levadas ao local da obra para que a montagem seja feita. Trata-se de um grande ganho de tempo e de economia de recursos.

A presente leitura faz uma análise detalhada a respeito dessa técnica inovadora. Ao ler o artigo, você saberá em detalhes do que se trata esse conceito. Conhecerá as principais características que a fazem tão especial. Depois, entenderá quais são as vantagens conseguidas e poderá decidir pela adoção ou não desse novo modo de trabalho. Ficou interessado? Então, prossiga na leitura!

Acompanhamento remoto de obras do início ao fim. Clique para testar.

O que é construção off site?

Durante o histórico de evolução da construção civil, uma série de problemas foram surgindo ao longo do tempo. Nem sempre foi possível solucioná-los, ao passo que alguns deles permanecem até hoje e aprendeu-se a conviver com isso. É quase como se fosse um jargão de obra e tudo que restou foi apenas repeti-los e aceitá-los como parte integrante do processo de construção.

Dessa forma, surgiu o conceito de construção off site, também denominado de construção modular off site. Sua proposta é tornar mais simples e ágil o processo de construção por meio da fabricação de estruturas preconcebidas em vez de fabricá-las no local da construção.

A ideia parece revolucionária, e realmente é. Tradicionalmente, tudo que é necessário para levantar um empreendimento precisa estar no mesmo lugar que será erguido. Na construção off site, é diferente. As partes da construção não são construídas no local da montagem.

Essa ideia remete a uma linha de produção industrial, e essa realmente é a intenção. É importante ressaltar o fato que uma obra se enquadra como modular mesmo tendo apenas algumas partes sendo fabricadas em separado. Não é necessário que todos os itens sejam feitos à parte da obra principal.

Quais são as características desse tipo de construção?

Pela sua especificidade nos métodos construtivos, diversas características são próprias do modelo off site. O tempo ganho em comparação ao modelo antigo é um dos principais fatores. Acompanhe a seguir os principais atributos desse modo de construção.

Mobilidade

Uma das características mais fortes da construção off site certamente é a mobilidade proporcionada pelo modelo de obra. Assim, é possível “desmembrar” o processo de levantamento da obra. Isso porque grande parte da obra é feita fora do canteiro de obras.

De acordo com o tipo de projeto, grande parte da obra é construída fora do local definitivo. A instalação é feita por ordem de prioridade.

Industrialização

Nesse modelo de construção, as partes individuais da obra precisam seguir um padrão de fabricação. Dessa forma, podemos dizer que o modo off site atende ao padrão industrial, visto que as etapas seguem um formato, como uma linha de produção.

Isso garante conformidade ao projeto executado, o que pode trazer grande economia ao orçamento global. Perceba que esse método afasta substancialmente o risco de erros de fabricação. Consequentemente, a taxa de retrabalho que normalmente atinge uma obra de construção civil é reduzido drasticamente.

Logística

Ainda que a logística seja uma característica do setor de construção civil, ela é vista de forma diferente no modelo off site. Tradicionalmente, o recebimento de materiais sempre foi uma questão sensível para o cumprimento de um cronograma de obras. Os atrasos são um verdadeiro calcanhar de Aquiles dos gestores de obras.

No novo modelo, a logística surge como um grande aliado da construção em vez de ser um empecilho. A razão disso é que as peças já são transportadas prontas, diferentemente dos materiais tradicionais como o cimento, por exemplo. Assim, não há preocupações com o tempo de validade dos produtos. Basta que sejam feitos cálculos para saber se a matriz de transportes se mostra viável economicamente para o projeto em questão.

Quais são as vantagens da construção off site?

Os benefícios alcançados são muitos quando comparamos os modelos antigos e off site na construção de empreendimentos. Acompanhe a seguir os principais.

Agilidade

Seguramente, esse é um dos principais benefícios ao adotar o modelo de construção off site. A fabricação modular permite a elaboração (e consequente execução) de um cronograma muito mais enxuto e preciso do que aquele existente no modelo tradicional. O resultado disso é mais rapidez na entrega e conclusão dos projetos em andamento.

Ao mesmo tempo em que apenas uma obra tradicional é executada, vários projetos modulares podem ser entregues. Dessa forma, é possível atingir faturamento maior trabalhando com o modelo off site. Isso porque mais obras são concluídas dessa forma, em comparação com o modelo antigo.

Qualidade

O ganho em qualidade é percebido por inúmeros fatores em uma obra off site. A começar pelo modelo de fabricação das peças que posteriormente serão montadas. Diferentemente do modelo tradicional (no qual a obra se dá sem seguir um padrão de qualidade específico), a construção modular acontece em um ambiente controlado, seguindo normas técnicas e tendo seu resultado continuamente verificado.

Com isso, tem-se peças que apresentam excelentes propriedades relacionadas aos aspectos de qualidade. Perceba que com a fabricação se dando de modo industrializado a padronização se faz presente inevitavelmente. É assim que funciona uma unidade fabril, independentemente do produto fabricado. Na prática, tem-se o ramo de construção civil se adaptando aos moldes industriais.

Produtividade

Uma série de eventos permite que a construção off site alcance desempenho superior ao modelo tradicional. O início dessa cadeia de geração de valor se dá nos processos construtivos das peças do imóvel. Com isso, atinge-se um alto grau de conformidade, ao passo que os retrabalhos praticamente não são necessários.

Nesse momento, fica estabelecida uma logística baseada no modelo just in time, com os processos de produção e fixação ocorrendo no formato de uma cadeia produtiva.

Por fim, tudo isso resulta no menor tempo de construção, que é o grande atributo do modelo. Os processos executados exclusivamente nos canteiros de obras podem ser drasticamente reduzidos e, com isso, alcança-se uma uniformidade nos procedimentos. O ganho financeiro na gestão contratual passa a ser muito mais alto com a incorporação desse modelo de trabalho.

Sustentabilidade

Cada vez mais, o apelo às construções sustentáveis tem tomado a cena no ramo de obras. Por esse motivo, a técnica off site se mostra tão oportuna, pois os seus métodos construtivos atendem muito mais ao conceito de sustentabilidade que o modo tradicional. A começar pela menor necessidade do uso de água, já que os principais materiais utilizados derivam do aço e não da alvenaria.

Outro ponto que causa grande impacto é a redução dos resíduos gerados durante a construção, ponto tão sensível na execução de obras. Seu percentual reduz consideravelmente, visto que parte do serviço é feito em ambiente industrial e processos controlados. Sendo assim, é possível montar modelos que já tenham embutidos a capacidade de captar água da chuva e usar painéis solares para gerar energia limpa.

Risco

Outro ponto de grande destaque das construções modulares é a diminuição de exposição à matriz de riscos do projeto. Toda execução envolve riscos e quanto mais controlados eles estiverem, melhor. Um dos principais objetos de atenção diz respeito ao atraso na entrega do empreendimento e as construções off site podem reduzir bastante esse risco.

A razão disso é que a maior parte da execução de um projeto desses se dá em ambiente fechado, ou seja, no local de fabricação das peças. Com isso, o clima deixa de ser um empecilho e passa a ser praticamente desprezado. Ele somente merece atenção na etapa de montagem das peças.

A construção off site vem se mostrando como uma grande aliada do setor de obras civis. Por meio de seu modelo altamente customizado, pode-se ganhar tempo na execução de projetos, trazendo mais celeridade a todo o processo. Com isso, todos ganham: o contratante pode alcançar seu objetivo mais cedo, assim como a construtora consegue atender um número muito maior de empreendimentos. Os usuários também podem ser atendidos com mais rapidez. Visto os casos dos hospitais de campanha recém-montados no país.

Banib Conecta Construction 

Acima de tudo, o acompanhamento remoto de obras por meio da fotografia 360º é uma forma de registro prática e precisa. A equipe responsável pela obra pode acompanhar as etapas da construção e ter acesso a fases anteriores, assegurando para cliente e equipe, o cuidado que os envolvidos tiveram ao longo de toda a obra. 

Bem como registrar de maneira imersiva e completa toda a ambientação, à plataforma Banib Conecta Construction também oferece recursos como: 

  • Vistoria de obras: do escritório, os responsáveis pelo projeto podem manter-se atualizados, verificar e criar novos comentários;
  • Laudo de vizinhança: se aplicado na fase inicial do projeto, o acompanhamento remoto de obras pode ser utilizado para aprimorar a elaboração do laudo da vizinhança, proporcionando uma documentação visual precisa do estado do terreno e seus arredores;
  • Comentários por voz ou texto: facilidade para que os envolvidos com o projeto possam colocar adicionais possíveis alertas e ajustes necessários;
  • Comparativo de fases: é possível fazer um comparativo entre etapas da construção, tudo por meio das fotos 360º, uma forma transparente de demonstrar a evolução da obra; 
  • Fotos tradicionais: você precisa de fotos tradicionais da obra? Não se preocupe, na plataforma é possível baixar as versões 2D das fotos 360º.
  • Relatório fotográfico: produza relatórios fotográficos com apenas poucos cliques, 50% mais rápido do que da maneira tradicional.

A Banib 

O acompanhamento remoto de obras é uma solução da Banib, uma startup que está há mais de 5 anos no mercado e que busca por meio de experiências virtuais conectar pessoas a lugares. 

Com a tecnologia da Banib você fortifica a vistoria da sua obra, mitigando problemas e tendo um registro sério e completo de todas as fases. 

Quer demonstrar todas as etapas da construção dos seus projetos? Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a fazer a vistoria das suas obras de uma maneira mais inteligente, moderna e otimizada!

Posts relacionados