Mão de obra qualifica: saiba como superar esse desafio Mão de obra qualifica: saiba como superar esse desafio

Como superar os desafios de falta de mão de obra qualificada 

9 minutos para ler

A falta de mão de obra qualificada é um grande desafio para o setor imobiliário. Uma das razões desse fato é a ausência de um planejamento para o crescimento sustentável das empresas. Nesse cenário, é fundamental os gestores serem estratégicos a fim de reverter quaisquer problemas.

Hoje, a aquisição de pessoas qualificadas, assim como o investimento em tecnologia, se tornaram essenciais para as imobiliárias sobreviverem no mercado e terem sucesso. Um profissional capacitado é capaz de garantir a redução de custos da empresa, além de oferecer um serviço de qualidade que satisfaça os clientes.

Diante disso, existem algumas ferramentas e técnicas que ajudam o corretor a superar os desafios desse segmento, obtendo uma melhor organização e controle dos processos. Continue lendo e saiba mais!

Conheça a importância da qualificação de mão de obra

O investimento no desenvolvimento dos colaboradores e em recrutamento pode gerar bons retornos para a imobiliária. Basicamente, a qualidade dos profissionais de um negócio é um dos principais fatores de sucesso ou fracasso.

Porém, a falta de mão de obra qualificada é um dos motivos para a redução do tempo do funcionário no mesmo emprego e a baixa produtividade no trabalho. Por isso, a qualificação desses indivíduos é fundamental.

Apesar de muitos gestores compreenderem que os resultados da organização estão diretamente relacionados à capacidade dos seus colaboradores, são poucas as empresas que priorizam a busca por indivíduos capacitados. No entanto, pessoas qualificadas contribuem para o crescimento do empreendimento, dão agilidade aos processos e propõem soluções para problemas

Entenda os desafios da falta de mão de obra qualificada

Geralmente, uma imobiliária que opta por uma pessoa menos capacitada enfrenta dificuldades em relação à rapidez e eficiência na execução dos projetos. Além disso, há maior probabilidade de as tarefas serem refeitas várias vezes e impactar a qualidade do produto final para o cliente.

Por isso, é interesse que os corretores tenham consciência dessa situação e de como a ausência de mão de obra qualificada impacta os seus resultados. Nesse momento, é importante ficar atento ao processo de seleção de profissionais e, também, às inovações do setor imobiliário a fim de adequar o negócio às mudanças do mercado. 

O problema do acúmulo de trabalho

Outro problema recorrente é o acúmulo de trabalho para a equipe. Nessa situação, como não há pessoas para realizar a vaga em aberto da empresa, os colaboradores disponíveis fazem a sua função, além da de outro profissional. Porém, isso gera desmotivação, insatisfação e até desligamentos do cargo.

Mão de obra qualificada: saiba como superar o desafio para contar bom bons colaboradores.

Diante desse cenário, os desafios são intensificados e ainda há uma demora no processo de recrutamento e seleção. Isso porque as organizações precisam disputar por especialistas na área e, basicamente, vence aquela que oferece os melhores benefícios e condições.

Sendo assim, a falta de profissionais qualificados impacta o crescimento das imobiliárias, principalmente aquelas que contam com colaboradores especializados para se destacarem.

Saiba como superar os desafios da ausência de mão de obra qualificada 

Após conhecer os desafios citados, é importante ter em mente que o mercado conta com algumas soluções que melhoram esse problema, como a automação dos processos empresariais.

Hoje, existem ferramentas que auxiliam corretores e pequenas imobiliárias a se organizarem melhor e a controlarem os processos com eficiência. Esses recursos são inovadores e cada vez mais adotados por diferentes áreas. Afinal, eles oferecem ótimas vantagens, como a otimização dos resultados, aumento da produtividade da equipe e redução de custos.

Com isso, é possível reverter essa situação, já que a empresa obtém mais lucro para investir em profissionais e sua equipe garante um melhor desenvolvimento. A seguir, veja mais algumas dicas de como superar os problemas da falta de mão de obra qualificada.

  • Utilize um software de CRM

Apostar em sistemas que otimizam a gestão imobiliária e facilitam o trabalho dos corretores é um grande diferencial para os negócios desse segmento. Um software de CRM (Customer Relationship Management), como o InGaia Imob, é uma excelente ferramenta de automação.

A partir dela, é possível organizar as informações dos seus visitantes, reduzir o trabalho manual, aumentar a produtividade e obter um gerenciamento completo de todos os procedimentos imobiliários. Portanto, as suas funcionalidades contribuem para um corretor oferecer um atendimento de qualidade e entregar um serviço que satisfaça seus clientes.

  • Otimize a gestão de imóveis 

A forma como o profissional administra os seus imóveis impacta tanto nas vendas quanto na quantidade de consumidores. Hoje, como uma solução para a ausência de mão de obra, é interessante contar com tecnologias que otimizam a gestão imobiliária. Por exemplo, as plataformas digitais de automação que melhoram a divulgação das propriedades e o processo de marketing.

Muitas dessas ferramentas virtuais facilitam as demandas da empresa, além de contarem com funcionalidades como a criação de tour virtuais. Dessa forma, é possível proporcionar uma experiência imersiva e interessante para os clientes.  

  • Agilize a organização de deus processos operacionais 

Investir em automação permite que o gestor garanta mais agilidade nos seus processos operacionais, como o controle das vendas, a administração de contratos de locação, o cadastro de novos imóveis e o arquivamento de documentos importantes.

Sobretudo, o ponto principal é que essas funções, quando feitas de forma automática, permitem que os profissionais e corretores tenham acesso a dados de maneira mais rápida e eficiente.

  • Facilite a gestão de clientes 

Otimizar a gestão dos seus clientes é fundamental para ter sucesso no mercado e entregar um serviço de qualidade. Nesse momento, pense como um consumidor que deseja encontrar a imobiliária para alugar ou vender imóveis. Geralmente, eles optam por empresas que solucionam os seus problemas e atendam às suas necessidades.

Diante disso, ao contar com um sistema de automação, por exemplo, você mantém suas informações sempre atualizadas e oferece agilidade nos processos, se destacando dos concorrentes e proporcionando uma boa experiência do cliente.

  • Melhore sua interação com o público 

A tecnologia é capaz de melhorar a interação do seu negócio com o seu público por meio de atendimentos on-line, passeios virtuais nos imóveis, aplicativos imobiliários, redes sociais e sites.

A partir desses meios, o corretor tem a oportunidade de conquistar novos visitantes e manter um relacionamento com os seus clientes. Como resultado, ele tem um maior engajamento e reconhecimento na área.

Veja algumas técnicas para otimizar a gestão de tempo no trabalho

Muitas vezes, a falta de mão de obra qualificada afeta a produtividade e a gestão de tempo dos corretores. Ainda, administrar uma imobiliária, sua equipe e as propriedades dos clientes exigem muita organização e controle dos processos.

Certamente, alguns profissionais enfrentam problemas como o acúmulo de tarefas e desorganização. Porém, isso afeta a qualidade do seu serviço, resultando em perdas de visitas e atrasos. Então, separamos algumas dicas para você fazer uma boa gestão de tempo. Confira!

Estabeleça metas e prioridade 

Definir quais atividades do seu negócio merecem prioridade é fundamental para cumprir os prazos dos serviços. Ainda, essa ação também ajuda a gerir melhor o tempo. Para isso, separe suas demandas e crie metas a fim de alcançar os seus objetivos.

Normalmente, um corretor de imóveis precisa ligar para clientes, responder e-mails e mensagens, visitar uma locação, captar novos imóveis e fechar negócios. Nessa hora, estabelecer metas e prioridades ajuda a organizar as suas atividades e criar uma ordem das tarefas para não se perder ou esquecer as que necessitam de urgência.

Capacite os colaboradores 

Se você conta com uma equipe na sua imobiliária, invista na capacitação desses funcionários. Com isso, eles terão cada vez mais conhecimento para aplicar no serviço, além de se sentirem mais motivados com esse tipo de incentivo.

Ainda, a produtividade aumenta, bem como o crescimento do seu negócio. Assim, é possível manter os seus colaboradores trabalhando na empresa e evitar a falta de mão de obra qualificada.

Realize reuniões de equipe 

O alinhamento das tarefas e funções de uma empresa devem ser frequentes. Por isso, faça reuniões periodicamente para conversar com seu time, trocar ideias, analisar os resultados e investigar melhorias.

Tenha em mente que uma equipe unida é capaz de render muito mais resultados para uma imobiliária do que profissionais trabalhando de forma individual. Além disso, use esse canal para manter os seus funcionários informados sobre as estratégias do negócio e desenvolver uma proximidade com cada um. Isso ajuda a motivá-los e garantir um time produtivo e que cumpre todas as metas.

Conte com soluções tecnológicas

Já comentamos sobre as vantagens de um sistema de automação para superar a ausência de mão de obra capacitada. Contudo, é importante saber que essas ferramentas também auxiliam na gestão de tempo das atividades dos profissionais.

Para o serviço de um corretor de imóveis, isso não é diferente. Nesse caso, a busca por soluções que otimizem o dia a dia da imobiliária proporciona mais benefícios para a empresa. Por exemplo, existem plataformas que desenvolvem sites, divulgam as suas propriedades, criam imagens em 360º dos imóveis, entre outras funcionalidades. 

A Banib

Agora que você conhece diferentes dicas de como superar os desafios da falta de mão de obra qualificada, não deixe de investir nas soluções citadas. Além disso, se mantenha atualizado sobre as inovações da área para adequar a sua empresa às novidades e conquistar destaque no mercado.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba todas as informações sobre o setor imobiliário no seu e-mail!

Posts relacionados