Corretor Autônomo de Imóveis Corretor Autônomo de Imóveis

7 dicas para otimizar o dia a dia do corretor autônomo

8 minutos para ler

Trabalhar como corretor autônomo traz muitas vantagens, como flexibilidade de horário e comissão integral. No entanto, é preciso lidar com uma série de desafios para se tornar um profissional de sucesso, como a gestão financeira e de clientes, a concorrência acirrada e a captação de imóveis.

Tudo isso faz com que seja importante otimizar a rotina para possibilitar a realização de todas as tarefas do dia.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas práticas para facilitar o cotidiano desse profissional. Continue a leitura e veja como as nossas sugestões podem melhorar a sua competitividade no mercado imobiliário. Vamos lá?

Estabeleça metas 

Como todo profissional de vendas, o corretor autônomo de imóveis deve trabalhar com foco nas metas. Afinal, com o dia a dia bem atarefado, é preciso estabelecer as prioridades e cuidar para que elas não sejam deixadas de lado em favor de atividades desnecessárias ou menos urgentes.

Por se tratar de uma profissão que abrange várias dimensões, definir as atividades que merecem atenção especial é algo fundamental. Por isso, você não pode perder seu precioso tempo em tarefas que não se encaixam no atual momento do mercado.

Questione-se sobre as metas que você deseja alcançar como profissional em determinado período e os motivos pelos quais você não conseguiu atingir algumas delas nos últimos meses. Assim será possível identificar quais são as que você gasta mais tempo e para quais deve direcionar seus esforços a fim de ter os resultados desejados.

Também é importante ressaltar que, de tempos em tempos, pode é preciso que algumas metas sejam reajustadas. Afinal, o mercado imobiliário muda constantemente, bem como o comportamento dos consumidores. Por isso, é imprescindível acompanhar tais mudanças para ser um corretor de sucesso.

Organize as tarefas com uma ajuda 

Como já comentamos, a rotina do corretor de imóveis envolve uma grande quantidade de tarefas ao mesmo tempo. Sendo assim, a falta de organização e foco, sem dúvidas pode comprometer o fechamento de negócios.

Para que seja possível otimizar o seu dia a dia da melhor forma e aumentar a produtividade, mantenha uma agenda com todas as atividades que precisam ser realizadas. Tal atitude é importante para que você não perca tempo pensando sobre qual deve ser a próxima tarefa a ser executada.

Além das agendas convencionais de papel, você pode optar pelo uso de aplicativos de agendas, que são facilmente acessados pelo smartphone. Esses apps são muito práticos, pois podem enviar um lembrete sobre os eventos agendados. Dessa forma, não haverá o risco de se esquecer de alguma tarefa ou dos prazos que precisam ser cumpridos.

Lembrando que, no caso de preferir as agendas de papel, é importante criar o hábito de sempre consultá-las, caso contrário, há o risco de perder algum compromisso. Além disso, lembre-se de levá-la da casa para o trabalho e vice-versa, guardando-a sempre no mesmo lugar para não esquecê-la.

Divida trabalhos grandes em partes menores 

Uma dica interessante para quando você precisar se dedicar totalmente a um trabalho mais complexo é dividi-lo em pequenas e médias tarefas. Isso vai ajudar a conquistar pequenas metas ao longo do dia, além de evitar que interrupções tirem a concentração do projeto como um todo.

Porém, é importante que, ao dividir essas tarefas, você mantenha a visão completa da atividade e determine o tempo necessário para executar cada etapa. Caso contrário, em vez de ser uma coisa positiva, a estratégia pode resultar em uma queda na produtividade.

Utilize as tecnologias disponíveis 

A tecnologia é muito importante para o corretor independente, já que oferece ferramentas úteis para otimizar o cotidiano. Afinal, além de proporcionar aplicativos que auxiliam na administração e organização dos processos de vendas, ela também permite a conexão entre corretor e seus clientes em potencial.

Com o uso das tecnologias certas, é possível trazer mais agilidade e praticidade para o seu dia a dia. Dessa forma, fica mais fácil alavancar as suas vendas e fazer com que seu nome se destaque no mercado imobiliário.

Quer saber quais são elas? Confira a seguir algumas dessas ferramentas indispensáveis para o corretor autônomo.

Trello

Esse aplicativo é usado para organizar as tarefas do dia, permitindo que o corretor classifique as que são mais importantes e aquelas que podem ser resolvidas com menos urgência. Além disso, também é possível inserir anotações e anexar arquivos ou fotos aos projetos, possibilitando o compartilhamento desses materiais.

Vale mencionar, ainda, que o aplicativo permite organizar as tarefas por projetos e classificá-las como: a fazer, em andamento ou concluídas. Com isso, o corretor ganha em produtividade, já que pode visualizar mais facilmente o status de cada atividade programada.

Evernote 

O Evernote é uma excelente opção para quem deseja gerenciar as tarefas do dia a dia. O aplicativo serve como um bloco de notas que é usado pelo comando de voz, criando arquivos que podem ser lidos facilmente a qualquer momento, otimizando o tempo do usuário.

Outra vantagem de utilizar essa ferramenta é que ela permite o anexo de fotos e textos. Esses arquivos digitais podem ser acessados também em outras plataformas por contas cadastradas, já que ficam salvos na nuvem.

Assistente virtual

O assistente virtual do Google, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon, são outros exemplos de ferramentas que podem contribuir para o cotidiano atarefado do corretor autônomo.

Com elas, é possível, por exemplo, criar lembretes com base na sua localização, agendar as atividades e até realizar postagens em redes sociais. Além disso, os assistentes virtuais reagem a comandos de voz, o que agiliza ainda mais a rotina do profissional.

Função despertador 

Algumas ferramentas bem simples, como a função despertador, que está disponível em qualquer smartphone, pode contribuir para a melhor organização de suas atividades como corretor de imóveis. Tudo o que você precisa fazer é ativar o alarme para notificar a proximidade do tempo limite para a realização das tarefas do dia.

Corretor Autônomo: Dicas Práticas para Otimizar a sua Rotina Diária

Crie uma checklist das atividades diárias 

Uma maneira simples e eficaz de otimizar o tempo é fazer uma checklist com todas as tarefas que devem ser realizadas naquele dia. Ao criar uma lista, que pode ser feita no papel ou no próprio celular, fica mais fácil visualizar os compromissos e manter o foco. Isso é fundamental para o corretor autônomo, já que a profissão exige muita dedicação a vários compromissos.

Além de contribuir para melhora produtividade e manter você sempre à frente de qualquer contratempo que apareça, essa organização ajuda a reduzir os níveis de estresse. Dessa forma, você terá uma disposição maior para realizar as atividades necessárias.

Você pode anotar, por exemplo, as visitas que serão realizadas a imóveis, reuniões com clientes e ligações que precisa fazer ao longo do dia. O ideal é organizar as tarefas de acordo com as prioridades, começando com as mais urgentes. Conforme elas são cumpridas, basta riscá-las ou fazer uma marcação e seguir com as outras atividades previstas.

É importante estabelecer um prazo para a realização de cada uma das tarefas, o que permite identificar se elas foram cumpridas a tempo ou precisam ser reagendadas. Uma dica é definir cores diferentes para cada compromisso, usando vermelho para as mais urgentes, amarelo para o que for importante e verde para as que não são prioridades.

Ative o histórico de localização 

Imagine que você fez uma visita a um imóvel e perdeu o endereço antes mesmo de fazer o cadastro no CRM. Pode ser necessário gastar um tempo importante até encontrar esse endereço perdido, atrasando outros compromissos agendados para o dia.

Essa situação pode ser evitada ativando o Google Maps, que mostra os locais onde você esteve. Com o uso dessa ferramenta, basta saber qual foi o dia e horário aproximado em que você esteve no imóvel para descobrir o endereço.

  1. Crie uma conta profissional no celular 

Alguns smartphones oferecem a opção de criar uma conta de trabalho separada da conta pessoal. Dessa forma, é possível manter a alta performance durante o dia, evitando a perda de foco com o recebimento de notificações de redes sociais, família e amigos durante o trabalho.

Ao usar a conta profissional, você receberá apenas e-mails, ligações e mensagens de WhatsApp, por exemplo, que sejam relacionados ao trabalho. No final do expediente, basta ativar a conta pessoal para omitir as notificações de clientes.

Nesse contexto, vale lembrar: apesar de toda essa praticidade, é preciso ter o cuidado de configurar essa funcionalidade da maneira correta, evitando a perda de ligações importantes de clientes ou ligações urgentes da família.

Finalizando 

Seguindo as dicas que demos neste post, será mais fácil otimizar a sua rotina como corretor autônomo e melhorar o seu desempenho como profissional independente. Por isso, não deixe de colocá-las em prática para alcançar o sucesso desejado no ramo imobiliário.

Achou este artigo útil e interessante? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdo como este direto no seu e-mail? É de graça!

Posts relacionados