Como atrair mais leads pelo site imobiliário

7 minutos para ler

Para que uma imobiliária tenha sucesso, é necessário que o marketing seja forte e certeiro, a fim de criar relacionamento com os possíveis clientes. É função da equipe de marketing e comunicação saber como atrais leads pelo site imobiliário, assim como por outros meios, e convertê-los em contratos.

Os resultados dessa estratégia são visíveis e podem impulsionar significativamente a empresa. Por isso, é importante estudar o assunto e conhecer as melhores técnicas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com ótimas dicas para atrais leads. Faça a leitura até o final e não deixe passar nenhuma estratégia. Confira!

Por que atrair leads para o site imobiliário?

Leads é o termo usado para potenciais clientes que acessam o site imobiliário procurando informações sobre imóveis. Em troca dessas informações, ou de conteúdos úteis para elas, os leads fornecem seus dados como nome, e-mail e telefone.

Desse modo, as imobiliárias precisam desenvolver estratégias para atrair esses visitantes e convertê-los em leads, para que comece a fase de trabalhar o relacionamento com esses contatos, educando e os transformando em oportunidades comerciais.

Como a internet é rápida e está cada vez mais presente para todas as pessoas, acaba se tornando uma ótima oportunidade para que as imobiliárias se façam ser vistas nesse segmento, captando leads e tornando o mercado mais competitivo.

Porém, antes de focar somente para as conversões, é vital analisar como trazer mais pessoas para seu site impactando com algum anuncio imobiliário. Existem várias formas e estratégias para serem trabalhadas para gerar mais leads qualificados, contudo, é necessário sempre lembrar que quanto melhor forem geridas estas estratégias, maior será a taxa de retorno sobre o investimento.

Portanto, a geração de leads é uma das estratégias mais importantes das imobiliárias e corretoras. Visto que o foco é construir uma grande base de potenciais clientes.

site imobiliário banib conecta homem com notebook e casa

O que é inbound marketing?

Inbound marketing, ou marketing de atração, como também é chamado, é um grupo de estratégias que, quando colocadas em prática, atraem clientes através de publicidade on-line, e os cativam. Desse modo, a empresa não precisa ir atrás dos clientes.

A forma de se promover através do inbound marketing é feita por meio de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO, ou seja, é focado em marketing de conteúdo.

No Inbound, muito antes de apresentar o que se está vendendo, oferece conteúdo de qualidade sobre o item em questão. Assim, é criada uma jornada de compra, onde o cliente é educado pouco a pouco acerca do que é oferecido até um momento que ele estará o mais preparado possível para a aquisição.

Com essa estratégia, a equipe de vendas, só gastará o esforço com quem realmente pode ser um possível comprador, em vez de estar atingindo várias pessoas que não têm interesse no produto.

Conteúdo para etapas do funil

Existem três diferentes fases durante a jornada de compra, o que é conhecido como etapas do funil. Cada estágio atende um “nível” diferente de possíveis clientes, por isso, o conteúdo deve ser diferente para cada uma delas. Separamos abaixo ideais de acordo com as etapas do funil de vendas. Confira.

Topo de funil

  • Conteúdos sobre a vizinhança: produza conteúdos sobre a localização dos imóveis, como dicas de supermercado próximos, escolas, e outros fatores que interferem na decisão como segurança, lazer, mobilidade entre outros;
  • Ranking de bairros e cidades:  amplie os conteúdos fazendo uma lista dos melhores bairros para viver, incluindo vantagens e desvantagens;
  • Como escolher um imóvel: esse pode ser um conteúdo diferencial e de grande utilidade, visto que é uma dúvida latente de muitos clientes na hora de procurar e visitar imóveis. Além disso, não é um conteúdo muito complexo para se produzir. Basta mapear os principais aspectos que apontam a qualidade de cada imóvel, assim como desvantagens.

Meio de funil

  • Qual o imóvel dos seus sonhos: falar sobre imóveis dos sonhos de forma interativa e criativa pode ser o diferencial necessário. O possível cliente se sente protagonista de sua escolha e irá se afeiçoar com os resultados dos imóveis, pois esses resultados terão a “medida ideal” que eles desejavam;
  • Manual do inquilino/Manual do locatário: existe sempre a dúvida do que pode e não pode fazer, e os leads gostam sempre de se precaver e evitar possíveis problemas. Sendo assim, esse é um material necessário e que pode fazer a diferença para acelerar a decisão;
  • Como economizar para casa própria: um bom planejamento financeiro vale ouro para o futuro cliente e para sua imobiliária. Se o cliente consegue se organizar financeiramente logo perceberá que o sonho do imóvel próprio pode ser mais real do que se imagina.

Fundo de funil

  • Como financiar um imóvel: como falado anteriormente, vídeos são ótimos formatos de conteúdo, e estão se popularizando. Por isso, tente elevar o nível da conversa sobre financiamentos com discussões ao vivo com especialistas da área;
  • O que não esquecer na hora da mudança: continuando com o formato de checklist, essas listas objetivas e rápidas geram interesse e realmente ajudam os leads na hora de tomar a decisão;
  • Principais erros para evitar na hora de assinar o contrato: ninguém quer cometer erros e criar mais problemas e prejuízos. Sendo assim, um e-book que auxilia nesse passo tão importante como a assinatura de contrato é bastante útil e importante.

Dicas para atrair leads pelo site imobiliário

Confira abaixo alguns pontos importantes que ajudam a atrair mais leads através do site imobiliário.

Conheça a persona

Antes de mais nada, é preciso entender quem é a sua persona. Aqui, o ideal é analisar a sua base de clientes e suas necessidades. Dessa forma, a sua equipe tem a oportunidade de verificar quais são as dores dessas pessoas e o tipo de conteúdo que procuram.

Qual a diferença entre persona e público-alvo? Enquanto o segundo é bem mais amplo, o primeiro traz informações mais detalhadas sobre as pessoas que buscam pelos seus serviços — por se tratar de uma representação semifictícia de seu cliente ideal. 

Tenha um blog

O blog será uma importante ferramenta para trabalhar palavras-chave que sejam relevantes para o seu público. Dessa forma, sempre que ele fizer uma pesquisa nos principais canais de busca, chegará até o seu site e será impactado com os seus conteúdos relevantes.

Esteja nas redes sociais

É preciso parar de pensar nas redes sociais apenas como canais de relacionamento e fortalecimento de marca, pois elas também são fontes potenciais de leads.

Como vimos, é necessário estudar bem sua persona e entender em qual rede social seu público estará presente. Depois basta desenvolver as melhores estratégias e divulgar, de forma orgânica ou paga, seus materiais e landing pages.

Faça campanhas de performance

Dentro das campanhas de mídia paga existem estratégias e ferramentas para otimização e melhorias de performance. Assim, é possível testar todas as variáveis dentro das campanhas de Social Ads (Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, entre outros) e analisar quais aspectos apresentam maiores resultados.

Quer saber mais sobre ferramentas que ajudam no mercado e site imobiliário?

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Então, clique nos links abaixo e leia mais artigos nossos sobre o assunto. Confira!

Posts relacionados