5 dicas de como vender imóveis pela internet 5 dicas de como vender imóveis pela internet

5 dicas de como vender imóveis pela internet 

14 minutos para ler

Vender imóveis pela internet se tornou uma realidade nos últimos anos, tendo alguns fatores que aceleraram a necessidade de digitalizar antigos processos. A pandemia, a internet 5G e smartphones cada vez mais completos são os principais motivadores para que o cliente busque experiências mais práticas e modernas. No mercado imobiliário, vender imóveis na internet se tornou praticamente uma regra. 

Você já utiliza ao máximo todos os benefícios que a internet oferece para o seu negócio? Continue a leitura e confira as nossas 5 dicas de como vender imóveis pela internet. 

Por que estar na internet? 

De fato, o Brasil está boa parte do tempo em ambiente online. Segundo dados de maio de 2022, os brasileiros passam em média 91 horas por semana conectados à internet. Isso é o mesmo que 41 anos na vida de um cidadão que viva 76 anos. Muita coisa, certo? 

Além de usar redes sociais, acessar portais de notícias, assistir filmes e séries, as compras on-line representam uma parte bastante relevante desse tempo de conexão. De acordo com a MCC-ENET, no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce cresceu 12,9% em relação aos números de 2021, ano em que faturou cerca de R$ 161 bilhões de reais. A previsão é que em 2022, esse número cresça em até 9%. 

Porém, mesmo que a compra não seja realizada online, a internet tem um papel no processo. Segundo dados da agência de SEO Hedgehog Digital, 93% dos brasileiros pesquisa online antes de fechar uma compra. 

Os dados citados nos mostram dois pontos de atenção. Primeiro, o brasileiro tem confiança na internet, ele a utiliza como canal seguro de compras e pesquisa. Segundo, ter uma boa presença online é indispensável para vender imóveis pela internet e ganhar reconhecimento. 

Em que canais preciso estar?

Não basta simplesmente replicar o que era feito em ambiente off line. Para criar um conteúdo atrativo e que chegue até o seu cliente, é preciso adaptar aos novos formatos e maneiras como ele consome e busca informação. Para isso, alguns canais são indispensáveis para desenvolver presença online e começar a vender imóveis pela internet. 

Site próprio

Atualmente um comportamento muito comum ao interessado em uma compra, é fazer uma pesquisa no google, independente do segmento. Se o seu site for bem otimizado o cliente em potencial poderá te encontrar em poucos cliques. Assim sendo, se sua imobiliária não possui um site, já deixa de ser notada na primeira etapa, o que pode prejudicar o negócio. Além disso, o site é uma forma do cliente conhecer melhor a sua empresa, o que passa uma maior sensação de segurança para ele. 

Ter um site não é algo nada recente, mas é uma das tecnologias extremamente essenciais para corretores e imobiliárias, por isso, é o primeiro item desta lista. 

Redes sociais 

As redes sociais estão repletas de oportunidades para o setor imobiliário e, por essa razão, não devem ser deixadas de lado. Por meio delas é possível estar em contato com o público-alvo e mostrar a ele tudo o que sua imobiliária tem a oferecer. Também é possível captar a atenção do cliente com conteúdos relevantes, se tornando referência no meio imobiliário.

Ao visualizar o conteúdo disponibilizado no Facebook ou Instagram, por exemplo, o usuário pode entrar em contato com a empresa por meio do próprio perfil dessas redes sociais ou clicar no link que o leva para o site da imobiliária. Por isso, é importante que as postagens tenham um visual atrativo, com imagens e vídeos de qualidade e textos relevantes que chamem a atenção.

Para que os posts sejam compartilhados e a base de seguidores aumente, não foque apenas em anunciar os imóveis nas redes sociais. O conteúdo deve estar alinhado ao perfil do seu público-alvo, trazendo informações relevantes, dicas e curiosidades de acordo com a imagem que você deseja passar para os usuários. 

Destacamos a importância de pesquisar em quais redes sociais o seu cliente em potencial está, dessa forma você é mais assertivo e não perde tempo criando conteúdo que não será relevante para aquele canal. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que as redes sociais são um canal de relacionamento rápido. Por isso, crie uma rotina para responder comentários e mensagens, criando assim um vínculo maior da sua marca com o público-alvo. 

Portais imobiliários 

Certamente é nos portais imobiliários que está o público mais segmentado, afinal, são sites exclusivos para venda e locação de imóveis. Portais como ZAP+ e Viva Real possuem diversos filtros que ajudam o usuário a chegar no imóvel que possui as características que ele deseja. 

Contudo, para que os seus anúncios apareçam nas primeiras páginas e assim sejam mais facilmente encontrados nas buscas de clientes em potencial, é preciso alguns cuidados. Tour Virtual, boas fotos, descrições bem escritas e ter todas as informações relevantes são alguns pontos que não podem faltar. Para isso, temos um guia completo para ganhar destaque nos portais imobiliários: dicas para fazer um anúncio de imóveis chamativo. 

Blog 

No blog é onde você pode tratar de assuntos que são do interesse do seu público. São conteúdos mais ricos e completos que ensinam algo ou tiram dúvidas. Mas, como o cliente chega até você pelo seu blog? 

Ao criar conteúdo, é importante fazer uma vasta pesquisa de palavras-chaves que sejam relevantes para o seu negócio. Criando bons conteúdos e otimizando o seu blog para as práticas de SEO, seus links aparecerão em pesquisas no google, impactando o seu cliente em potencial. 

WhatsApp

Sem dúvida, o WhatsApp é o canal de comunicação mais rápido que temos atualmente. Pesquisas mostram que 99% dos brasileiros utilizam essa tecnologia, ou seja, está acima de todas as outras redes sociais. 

Provavelmente isso deve-se a facilidade do seu uso, afinal, é um aplicativo leve que roda em todos os smartphones. Além disso, pode ser utilizado para conversas privadas ou em grupos, para o envio de mensagens de texto, áudio, fotos, vídeos, links e muito mais. Para o setor imobiliário, ele tem tudo o que os clientes buscam: praticidade, agilidade e recursos. 

Porém, não é um aplicativo que funciona sozinho, afinal, você precisa de outros canais para captar os leads. Uma maneira inteligente de utilizá-lo é disponibilizando o seu número ou link direto no seus anúncios, site, redes sociais e até mesmo Tour Virtual. 

Vantagens em vender imóveis pela internet 

Até aqui falamos onde a sua imobiliária precisa aparecer para ganhar destaque online. Mas não é apenas mais visibilidade, que essa conexão oferece ao seu negócio. Confira as principais vantagens em vender imóveis pela internet: 

Custo-benefício

Antigamente, o processo de fazer um anúncio era muito mais manual. Era utilizado apenas revistas, jornais, outdoors, panfletos, televisão e rádio. Os custos eram imensos, afinal, havia diversos profissionais envolvidos no desenvolvimento e distribuição do anúncio, além de custos com materiais físicos como papel. 

Os anúncios online são uma alternativa que se destaca imensamente pelo custo-benefício. Diminui-se a jornada entre captar o imóvel, criar o conteúdo e distribuir, isso porque, com redes sociais e sites, basta alguns cliques para que o seu conteúdo chegue de forma segmentada para diversos clientes em potencial. Dessa forma, o dinheiro pode ser melhor distribuído. 

Métricas 

As tecnologias que citamos ao longo deste artigo disponibilizam diversas métricas essenciais para que você crie estratégias de divulgação certeiras. Números como cliques, acessos, visualizações, alcance e outros, ajudam a entender como o conteúdo está performando e o que nele pode ser otimizado para agradar mais o seu público. 

Além disso, você consegue entender melhor o perfil do seu cliente, com dados como gênero, localização e idade, e também os seus hábitos, como: se dá preferência para smartphone ou computador, quais canais utiliza, horários e dia da semana que costuma consumir o seu tipo de conteúdo e diversas outras informações relevantes. 

Esses dados são essenciais para que você entenda melhor o seu cliente e possa chegar até ele de forma mais inteligente e precisa. 

Alcance 

Só no Brasil, 152 milhões de pessoas têm acesso à internet. Sabemos que essa não é a totalidade deste país, que ainda, infelizmente, é muito desigual. Porém, quando falamos de outras mídias, como jornais, revistas, rádios e televisão, esses números são mais difíceis de averiguar e até mesmo segmentar. 

Ou seja, apenas na internet você consegue saber com precisão quantas pessoas estão visualizando os seus conteúdos, mas também, se elas fazem parte do seu público-alvo. 

Segmentação de público 

Provavelmente a segmentação de público é um dos tópicos mais importantes quando falamos sobre vender imóveis pela internet. Imóveis não são itens que as pessoas compram apenas pela emoção. Normalmente elas pesquisam muito antes de fechar a compra e precisam se enquadrar em alguns requisitos, como o básico: ter poder aquisitivo. 

Por isso, leads pouco qualificados podem custar muito para as imobiliárias. Eles geram visitas presenciais pouco assertivas, investimento em campanhas mal direcionadas e profissionais focados em vendas sem possibilidade de fechamento. 

Na internet existem recursos que ajudam a criar anúncios segmentados por público-alvo. Assim, os leads que chegam até a imobiliária tem o perfil mais próximo de um comprador em potencial. Então, entra o trabalho do Corretor, em fazer um atendimento bem direcionado e se aprofundar ainda mais na personalidade de anseios do seu cliente. 

Dicas para vender imóveis pela internet 

Ao vender imóveis pela internet entenda que, a todo momento, o seu cliente potencial é bombardeado de informações. Então, não é tarefa fácil se destacar neste meio tão abundante. Porém, algumas estratégias te ajudam a construir conteúdos mais apropriados, relevantes e por consequência, se destacar! Confira: 

Conheça o seu cliente 

Uma regra básica para produção de qualquer conteúdo é saber para quem ele é destinado. Isso influencia na linguagem, nos canais que você vai utilizar e até mesmo nos horários, dias da semana e cadência de produção de conteúdo. 

Para conhecer o seu cliente, nada melhor do que ao final de cada venda, aplicar uma pequena pesquisa com informações de consumo dele:

  • Idade
  • Profissão 
  • Desejos e anseios 
  • Quais redes sociais usa

E outras informações que você julgar importantes. Mas lembre-se de não exagerar no tamanho da pesquisa e não ser invasivo (com perguntas muito íntimas). Inclusive, uma dica para que o cliente não fique desconfortável em responder, é fazer a pesquisa anonimamente, ou seja, sem campo para preencher nome. 

Outra maneira bem interessante para conhecer o seu cliente, é conversar com quem fala diretamente com ele todos os dias: o Corretor. Ele pode trazer informações valiosas de sua observação, além de feedbacks que os clientes podem ter dado a ele.  

Conteúdos de qualidade 

O que não falta na internet, são conteúdos. Isso não significa que são textos, vídeos e imagens de qualidade, muito pelo contrário, é muito mais fácil encontrar conteúdos fracos do que aqueles realmente relevantes. 

Por isso, faça a diferença: realmente se importe em responder dúvidas e trazer informação de qualidade para o seu cliente. Não se preocupe apenas com os números, mas também, com a relevância do que você está produzindo. 

Neste caso, além de ser interessante a contratação de um profissional de marketing, também é importante conhecer o cliente (e o que ele busca na internet) e ouvir seus feedbacks. Ele está lendo o conteúdo? Ou só clica e desiste? Busque entender as métricas. 

Boas fotos 

Uma foto vale mais do que mil palavras, já diria o ditado popular. Fotos bem feitas, atraem o olhar e ajudam o seu cliente em potencial a entender melhor o que diz a descrição do seu anúncio. Ou seja, é um complemento imprescindível. 

Não basta ter um bom equipamento para obter um bom resultado quando não há habilidade para manuseá-lo. Contar com um profissional é fundamental para capturar imagens de alta qualidade e ainda valorizar cada espaço do imóvel, o que aumenta as chances de concluir uma venda. Entre as vantagens de contratar um profissional, podemos citar:

  • equipamento adequado para capturar as melhores fotos do imóvel;
  • capacidade de capturar a melhor iluminação, cores e contrastes;
  • focar em ângulos que passam a sensação de um ambiente maior ou que possa ser mais bem-aproveitado;
  • realçar detalhes que ajudam a valorizar o imóvel e que poderiam passar despercebidos pelo olhar de amadores.

Recomendamos a leitura de outro artigo sobre a importância da fotografia imobiliária

Vídeos 

A foto atrai o olhar, mas o vídeo, retém o observador. A movimentação dos vídeos, muitas vezes, imita o olhar humano, guiando o cliente para onde ele deve focar sua atenção. Mas, assim como na fotografia, é preciso cuidados, como o uso de bons equipamentos, prestar atenção na iluminação e na arrumação do cenário. 

Além disso, nas redes sociais, como o Instagram, o vídeo é o formato que melhor performa. Isso deve-se principalmente pela configuração dos algoritmos da rede que tendem a melhorar o alcance de vídeos em relação a fotos 2D, mas também na preferência que os usuários têm demonstrado para vídeos. 

Tour Virtual 

O Tour Virtual é uma das maiores aliadas quando o assunto é vender imóveis pela internet. A foto atrai o olhar, o vídeo retém a atenção e o Tour Virtual é a tecnologia que tangibiliza o imóvel. Ou seja, com ele o local se torna mais real e a visita remota fica muito mais imersiva. 

Só o Tour Virtual dá mais poder ao cliente, pois ele pode escolher o caminho que fará a sua visita, podendo ir e voltar em cômodos, observar detalhes e até mesmo entender melhor a disposição dos espaços. 

Além de trazer toda essa praticidade para o cliente em potencial, o Tour Virtual também melhora a rotina de trabalho do Corretor, que pode captar leads pela plataforma da Banib e também fazer visitas muito mais assertivas. Afinal, o cliente que decidiu por conhecer fisicamente o imóvel, já o viu detalhadamente por meio das imagens 360º e gostou. 

Como funciona o Tour Virtual da Banib 

Com a plataforma Banib Conecta qualquer um é capaz de fazer um Tour Virtual. Você só precisa de uma câmera 360º ou um smartphone com a função foto panorâmica. Depois de feitos os registros fotográficos, é só subir na plataforma e seguir alguns passos para montar o Tour. 

O plano de tour virtual para imobiliárias, por exemplo, é focado na comercialização dos imóveis. Há também a ferramenta de geração de lead e registro de dados como: quantidade de acessos, tempo de permanência em cada cômodo e fontes de entrada, ou seja, por onde o link do seu tour foi acessado.  

Vender imóveis pela internet com a Banib é muito mais fácil e moderno. Para conhecer todos os recursos e bater um papo com a gente, é só acessar o nosso site.

Tecnologia para potencializar vendas e locação de imóveis. Clique para testar de graça.
Posts relacionados