Você sabe como atuam as métricas de vendas imobiliárias? Na verdade, esses indicadores foram criados para que as estratégias de vendas pudessem ser avaliadas — se estão surtindo efeito ou não. Com eles, é possível mensurar e saber tudo que impacta os resultados, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.
Além de fazerem uma análise para saber se a imobiliária está faturando, essas métricas direcionam os gestores, oferecendo-lhes subsídios para que possam ser mais precisos nas suas tomadas de decisão. Na realidade, elas viabilizam a produtividade, um bom faturamento e o consequente crescimento do negócio.
Quer saber quais são as principais métricas de vendas imobiliárias? Continue a leitura e confira!
O ticket médio, uma das principais métricas de vendas imobiliárias, é essencial para qualquer imobiliária, pois revela os lucros e prejuízos, com foco no retorno financeiro que cada corretor traz em cada negócio fechado. Ele permite avaliar o desempenho financeiro, destacando o impacto monetário das vendas concluídas.
Esse indicador é uma ferramenta eficaz para revisar as estratégias adotadas pela empresa, possibilitando ajustes necessários para otimizar os resultados. Ele fornece insights sobre quais métodos precisam ser aprimorados ou mantidos para aumentar o desempenho.
O cálculo do ticket médio é simples: basta dividir o valor do faturamento em um determinado período pelo número de clientes. Com isso, é possível saber o quanto cada cliente contribui para o lucro da imobiliária, sendo um parâmetro importante para mensurar o desempenho das vendas.
Além disso, o ticket médio ajuda os gestores a determinar o número ideal de clientes a captar e a estabelecer metas de vendas individuais para cada corretor, alinhando esforços com os objetivos financeiros da imobiliária.
O indicador taxa de conversão está associado à métrica do ticket médio. Essa é uma das métricas de vendas imobiliárias, cujo propósito é revelar a produtividade de cada corretor — ou seja, possibilitar o conhecimento de sua média de negócios fechados ou convertidos, tendo como base o número de abordagens realizadas.
Para chegarmos ao número exato de conversões, basta somarmos o número de abordagens ou visitas feitas e dividirmos pelo número de vendas efetuadas. Exemplo disso seria identificar cerca de 20 visitas feitas no período de um mês e a venda de 2 apartamentos. O resultado desse cálculo seria uma conversão de 10%.
A taxa de conversão aponta quais os corretores mais produtivos e que têm uma abordagem mais eficaz. Esse indicador mostra quem precisa melhorar e quem está no caminho certo.
Ter uma base com um grande número de contatos é essencial para a captação de clientes e ter boas métricas de vendas imobiliárias. Para nutrir essa base, será necessária uma boa estratégia de marketing, que pode ser alcançada por meio de conteúdos relevantes para seu público ou tecnologias ligadas ao segmento — isso tudo para atrair leads e convertê-los em negócios.
Ou seja, tornar seu negócio atrativo, com estratégias de captação de contatos — como um blog com conteúdos ricos, que qualificará seus contatos no momento da compra — é um passo importante para transformar suas visitas em leads qualificados (clientes prontos para fechar negócio).
Essa métrica, fundamental para o acompanhamento das métricas de vendas imobiliárias, avalia o esforço despendido por um vendedor para fechar determinado negócio. Ela detalha todos os passos até a conclusão da venda, como o número de ligações realizadas, a quantidade de visitas ao imóvel, as propostas enviadas e revisadas, entre outros fatores.
Essa é uma das métricas de vendas imobiliárias que nos mostram os corretores mais bem-vistos pelos clientes, uma vez que recebem muitas recomendações. Ela revela também o quanto o vendedor é carismático e o quanto faz uso de suas qualidades, como a simpatia e o poder de persuasão — extremamente importantes nessa profissão.
Como você pôde conferir neste post, utilizar as métricas de vendas imobiliárias é de grande utilidade para os gestores e vendedores. Na verdade, elas sinalizam e dão diretrizes para tomadas de decisões e a criação de estratégias de vendas.
Gostou deste conteúdo? Bem interessante, não é mesmo? Continue, então, com a visita ao nosso blog e leia também outro artigo igualmente interessante: “Corretores de imóveis: 10 dicas para vender mais no mercado imobiliário”.
Obras de alto padrão são sinônimos de conforto, sofisticação e bom gosto, e possuem particularidades…
Fazer um bom planejamento antes de iniciar um projeto, seja ele uma construção ou reforma,…
O setor da construção civil está passando por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos.…
Com tantas opções no mercado, não é difícil para um cliente insatisfeito buscar alternativas melhores.…
As NR’s da construção civil, ou normas regulamentadoras, são um conjunto de regras estabelecidas pelo…
A área de construção civil é uma das mais complexas do mercado, pois exige que…