Lábia. Muita gente acha que isso é tudo que um corretor de imóveis deve ter para ser um profissional bem-sucedido. É claro que desenvoltura ao falar e uma boa oratória são importantes, mas os atributos necessários para ser um profissional reconhecido entre seus clientes vão muito além.
Em primeiro lugar, um bom corretor de imóveis deve estar sempre bem informado e sobre vários assuntos. Não é preciso, é claro, ser um expert em economia e finanças, mas conhecer o básico do mercado econômico, como informações sobre taxas de juros e câmbio, faz toda a diferença na hora de oferecer as melhores opções de mercado a um interessado. Nesse caso, ter o hábito de ler os cadernos de economia dos jornais e ainda revistas especializadas ajuda muito.
O mesmo vale para informações sobre financiamentos bancários. Conhecer as principais linhas de crédito, suas condições e principais exigências são fundamentais para esclarecer as dúvidas dos clientes. Quem consegue responder às questões básicas sobre esse assunto sai na frente do corretor que deixa essas informações para serem repassadas apenas na hora em que o cliente for assinar o contrato. Afinal, pode evitar muitos imprevistos, como incompatibilidade de renda, por exemplo, que acabam inviabilizando um negócio praticamente fechado.
Já quanto aos conhecimentos específicos, é importante que o corretor conheça muito bem cada imóvel da carteira da imobiliária, seja ele disponível para venda ou locação. Saber quando foram feitas as últimas revisões hidráulicas e elétricas de uma casa, quais são as regras de uso da área de lazer de um condomínio, sobre a posição que nasce o sol e até se um terreno precisa ou não de terraplanagem antes do início da obra causa uma boa impressão no interessado e é meio caminho andado para fechar o negócio.
Uma boa conversa com o cliente, para identificar seu perfil, é imprescindível. A escolha de imóvel passa por quesitos que vão muito além do preço e nada é mais desagradável do que ter de encarar uma verdadeira maratona de visitas na qual grande parte dos imóveis, apesar de estarem na faixa de valores desejada, não chegam nem perto do desejado. Para evitar essa situação, é necessário saber, por exemplo, se o interessado tem filhos pequenos, para levar em conta um condomínio com playground ou ainda, se têm pais idosos ou alguém na família com dificuldade de locomoção, o que já elimina, da lista, imóveis com muitas escadas.
Mas, em paralelo a tudo isso, um corretor de imóveis bem sucedido tem que estar antenado com as novas tecnologias. As pessoas hoje pagam contas pelo celular, fazem compras pelo computador e acionam táxis por aplicativos. Serviços virtuais estão em todo lugar. Com isso, esperam encontrar as mesmas facilidades no mercado imobiliário. Nesse cenário, é importante que o profissional do setor esteja pronto para atendimentos online, por chat no site da empresa e também por meio de aplicativos como o WhatsApp.
Além disso, que use essas ferramentas em seu favor, sabendo tirar fotos em 360° para serem enviadas por e-mail ao cliente e até usadas na produção de tour virtual a imóveis. Dominando essas técnicas, pode até surpreender o interessado enviando um link que permite um passeio virtual pelo imóvel sem sair do lugar, apenas acessando seu celular ou computador. Sem dúvida, um diferencial que pode acabar se tornando a “marca” do corretor no mercado.
Obras de alto padrão são sinônimos de conforto, sofisticação e bom gosto, e possuem particularidades…
Fazer um bom planejamento antes de iniciar um projeto, seja ele uma construção ou reforma,…
O setor da construção civil está passando por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos.…
Com tantas opções no mercado, não é difícil para um cliente insatisfeito buscar alternativas melhores.…
As NR’s da construção civil, ou normas regulamentadoras, são um conjunto de regras estabelecidas pelo…
A área de construção civil é uma das mais complexas do mercado, pois exige que…